Na terça-feira, dia 27, os/as delegados/as estatuintes se reuniram em plenária no Espaço Multiuso para conhecer e analisar a primeira proposta de regimento para o congresso apresentado pela mesa diretora provisória. A apresentação havia ficado decidida após a posse dos/das delegados/as ocorrida no dia 21 de setembro.
Estiveram presentes cerca de 130 delegados/as que aprovaram uma linguagem inclusiva para a redação do regimento bem como do estatuto. A proposta da mesa foi lida em voz alta e avaliada pelos/as presentes.
Pela proposta de regimento oferecida pela mesa, o congresso poderá fazer tantas reuniões quantas necessárias para isso refazer o estatuto da UFSM. As plenárias devem acontecer com pelo menos 50% dos/das delegados/as presentes em primeira chamada e em segunda chamada com qualquer número de participantes.
Os trabalhos do congresso deverão ser dirigidos pela mesa diretora eleita e as comissões temáticas encaminharão propostas de debate. As comissões temáticas serão, em princípio, cinco: 1- Fins e Objetivos da Universidade; 2- Estrutura de gestão; 3- Ensino, Pesquisa e Extensão; 4- Constituição da Comunidade Universitária; 5- Internacionalização e Inovação da Universidade. Cada comissão deverá disponibilizar no site da UFSM um e-mail para receber propostas da comunidade, suas reuniões devem ser semanais e relatórios quinzenais de trabalho devem ser entregues. Todos/as delegados/as podem participar de qualquer comissão e todas as decisões do congresso deverão ser tomadas por maioria simples.
À esta proposta de regimento, diversas sugestões foram feitas e entre elas: uma explicação mais detalhada e delimitada das questões que serão tratadas nas comissões temáticas; que na decisão do calendário de plenárias e reuniões das comissões sejam levados em consideração o deslocamento de delegados/as de outros campi; que o ensino básico também seja tema; que as faltas dos/das delegados/as ao trabalho/aulas possam ser abonadas já que a criação de um novo estatuto é importante para o funcionamento da Universidade; que sejam melhor especificados a natureza da mesa diretora e os mecanismos de eleição.
A proposta de regimento interno apontou que já em dezembro seria entregue um novo estatuto ao que alguns delegados acharam muito precipitado para se ter um estatuto bem debatido. Sobre a participação dos outros campi, o presidente da mesa diretora, Professor Paiva, afirmou estar em comunicação com a Multiweb para reuniões online.
Em votação foi decidido que novas propostas de regimento sejam enviadas até segunda-feira, dia 3 de outubro, para que a mesa diretora possa encaminhar para os/as delegados/as um compilado de todas as sugestões que serão debatidas na próxima plenária a ser realizada no dia 7, sexta-feira, pela manhã.