O dia 30 de junho foi marcado por manifestações contra a Reforma Trabalhista e Previdenciária, pela revogação da Lei das Terceirizações e também contra a permanência de Michel Temer na presidência. Por todo o país, trabalhadores, servidores públicos e estudantes se mobilizaram durante o dia de Greve Geral. Ônibus, trens, bancos, escolas e universidades aderiram à luta.
Em Santa Maria, as saídas de duas empresa de ônibus (Gabardo e Expresso Medianeira) foram trancadas reduzindo o fluxo de carros em 50%. A Avenida Roraira foi trancada, sendo permitida apenas a entrada de quem ia para o HUSM. As rodovias BR-392 (Faixa de São Sepé), BR-158 (trecho próximo ao Patronato) e BR-287 (próximo à Coca Cola) também foram bloqueadas por um tempo.
À tarde, os manifestantes se reuniram na Praça Saldanha Marinho e caminharam pelas ruas centrais da cidade em protesto contra as reformas que estão sendo impostas pelo governo. A ATENS também participou do movimento e durante a caminhada a presidente Diana Sampaio falou ao microfone para os trabalhadores do comércio que pararam o que estavam fazendo para ver a manifestação. Em sua fala, Diana explicou que as reformas prejudicam justamente aqueles que estavam apenas olhando a passeata naquele momento, dando muito mais poder aos empregadores do que aos trabalhadores.
Confira as fotos da manifestação: