Neste período de COVID-19, a informação é fundamental. Por isso, a UFSM está reunindo notícias, documentos e materiais sobre o coronavírus nesta página para facilitar o acesso.
A Universidade também disponibilizou o “Disque Covid UFSM”, canal de comunicação voltado à comunidade interna e externa para esclarecer sobre procedimentos a serem adotados individualmente ou em relação a pessoas próximas em caso de qualquer suspeita de coronavírus.
Inicialmente o Disque Covid atenderá das 7h às 19h pelos telefones (55) 3220-8500 e 3213-1800. O serviço está instalado no térreo do Hospital Universitário. O principal objetivo é impedir o pânico generalizado, evitando a superlotação do sistema de saúde.
A Unimed criou um serviço semelhante no qual os cobertos pelos planos de saúde têm à disposição um telefone no qual é possível receber orientações médicas 24 horas sobre como proceder quando você ou alguém de seu convívio apresentar sintomas como febre alta, tosse e dificuldade para respirar. Um médico irá atender, dar orientações e, se necessário, uma equipe irá até a residência fazer o atendimento. Também é possível usar o canal apenas para tirar dúvidas.
O serviço é apenas para conveniados aos planos da Unimed e funciona pelos números 0800 5166 00 ou (55) 3220 0535. O objetivo é evitar que pessoas com os suspeita de coronavírus vão para locais como o Pronto Atendimento onde poderá haver a contaminação de outras pessoas.