A sexta-feira, dia 11, foi um dia de mobilização contra a PEC 241 (agora PEC 55) e outros projetos de lei que correm no Congresso Nacional contra o Serviço Público, a Saúde e a Educação (como o PL 4330 das terceirizações, a PL257 e a lei da mordaça). Milhares de pessoas estiveram presentes no ato em Defesa da Educação, Saúde e Previdência que iniciou na Praça Saldanha Marinho, percorreu a Avenida Rio Branco, Rua do Acampamento, Presidente Vargas, Floriano Peixoto, Nossa Sra das Dores, Serafim Valandro, Venâncio Aires e novamente Praça Saldanha Marinho.
A marcha passou em frente ao prédio do antigo Hospital Universitário, que está ocupado, e apoiou os estudantes que la estavam. A manifestação foi animada pelas palavras de ordem contra a PEC, contra as manobras do governo Temer e Sartori.
O dia de lutas aconteceu em 18 estados como você pode conferir aqui. E ainda na semana anterior, a Associação de Magistrados do Brasil se mostrou contrária a PEC 55 também.
Ainda este mês, outra paralisação está prevista pela Frente Combativa em Defesa do Serviço Público, da qual a ATENS/UFSM é signatária.
Relativamente ao ponto, a seção sindical sugere que exista o diálogo com as chefias imediatas e o uso do ofício protocolado junto ao reitor como justificativa (o qual você pode acessar aqui: paralisacao).
Confira as fotos da manifestação