Apesar de já estar em funcionamento desde 2016, o anexo 16B do Centro de Educação (CE) foi inaugurado na manhã desta terça-feira, dia 21 de março. O evento foi aberto pelo coral da associação Orquestrando Arte e foi seguido das falas da diretora do Centro de Educação Helenise Sangoi Antunes e do Reitor Paulo Burmann. Ao final houve um coffee break para os presentes.
Conforme Helenise, o novo prédio foi uma conquista obtida através de muita busca por recursos a qual teria começado ainda na gestão de Felipe Muller e Dalvan Reinert. O espaço tem um total de 24 salas e deverá abrigar as aulas do CE, que conta com 200 professores, 46 TAE e cerca de 3 mil alunos – de acordo com a diretora do centro.
Em sua fala, o reitor saudou entidades sindicais e parabenizou o CE pelos anos de dedicação na formação de professores e na luta pela ampliação dá estrutura do centro. “Não se faz nenhum favor quando constrói salas de aula e laboratórios, mas sim consolida-se o compromisso com a comunidade já que é dinheiro público. Desde 2014 a UFSM tem recebido metade do seu orçamento e mesmo assim está conseguindo gerir e construir. Isso é fruto de gestão compartilhada com as unidades que dizem onde os recursos devem ser investidos. Que encontrem nesse espaço, um lugar para prosperar”, disse Burmann.
O prédio já está sendo ampliado com salas de aula e laboratórios sendo construídos ao lado. A diretora de comunicação Tânia Weber esteve presente no evento representando a ATENS/UFSM.