Entre os dias 06 e 07 deste mês, integrantes das diretorias das ATENS de todo o Brasil se reuniram em Belo Horizonte para estudar o projeto Future-se do Governo Federal. Foram dois dias de muita informação e discussões.
Entre os palestrantes estiveram os professores Tomaz Aroldo da Mota Santos, Gil Vicente Reis de Figueiredo, Jesualdo Pereira Farias, Naomar de Almeida Filho e o vice-presidente do ATENS Sindicato Nacional, Paulo Sérgio Nunes Menezes que analisaram a minuta do projeto proposta pelo governo na atual conjuntura política brasileira.
A comitiva que foi de Santa Maria para o evento foi composta pelo Administrador José Parcianello, Relações Públicas Tânia Regina Weber, Pedagoga Venice Grings e Enfermeiras Salete Rizzatti e Arlete Timm. A Farmacêutica Maria Nevis Weber foi representando o Sindicato Nacional.
Para a equipe, o seminário foi muito informativo e esclarecedor, pois os palestrantes contextualizaram a proposta do governo, apresentando dados econômicos e sociais que desmistificam as justificativas para essas decisões, alertando para os impactos na academia e sociedade. Conforme a síntese feita por Parcianello, caso aprovado, o Future-se vai privatizar as universidades, destruindo as públicas e também as suas redes.
“O que está em curso é a ampliação do modelo econômico baseado na exportação, no qual é preciso reduzir os custos de qualquer jeito e barateando a mão de obra – que é o que vem acontecendo”, comentou Maria Nevis.
Para multiplicar o conteúdo debatido no seminário, a ATENS/UFSM está organizando uma assembleia ainda este mês, na qual também será debatido o Decreto 9991, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.